Skip to content
November 2, 2010 / vitorcaldi

O Profeta

Escrevi um textículo (pq tinha que ser um texto pequeno) sobre o filme O Profeta pro jornal semanal de RI da FMU. Aqui está. O filme é muito bom:

O Profeta (Un Prophéte)
País de origem: França
Ano: 2009
Diretor: Jacques Audiard
Nota do filme: 8,5

O Profeta é um filme atualíssimo diante da política imigratória que ocorre na França hoje. Malik, o protagonista do filme, é um jovem de descendência árabe que ao ser preso entra em conflito com a sua origem étnica. Logo na sua primeira semana na prisão, Malik é coagido a cometer um assassinato encomendado pelo chefão de uma gangue do presídio, o chefe dos ítalo-franceses da Córsega. O envolvimento com esses mafiosos afasta Malik da gangue de sua própria etnia.
A prisão é basicamente habitada por imigrantes. Com o endurecimento das políticas imigratórias no governo de Sarkozy, a França vive um período perigoso ao marginalizar os imigrantes, gerando um aumento da criminalidade nessas camadas e, consequentemente, levando o povo francês à xenofobia.
Exploradora do continente africano por séculos, a França erra ao tentar apagar seu passado e fingir que não deve nada à esses países. O mesmo acontece hoje nos EUA, onde podemos pegar o exemplo da lei imposta no Arizona, que obriga qualquer imigrante (principalmente mexicanos) a carregar seus documentos o tempo todo, com o risco de ser enviado de volta ao México. Ora, o Arizona foi uma vez parte do México, muitos habitantes do Arizona são americanos de origem mexicana. Os chamados “chicanos” (descendentes mexicanos nascidos nos EUA, logo também americanos) também sofrem então com a lei do Arizona.
Outra questão apontada pelo filme é mostrar a cadeia como “escola do crime”. Malik entra na prisão como um “trombadinha” e saí como um poderoso chefe do crime organizado. É uma escalada aos moldes de Scarface (outro filme recomendado), mas dessa vez, diferente de Tony Montana, o protagonista aprende como crescer no crime dentro da própria cadeia.

Advertisements

4 Comments

Leave a Comment
  1. Nadia / Nov 2 2010 11:01 am

    Opa, vou assistir, parece ser bom! Vitor, você assistiu “Welcome”, “Caché”? São filmes muito bons, também franceses que abordam o tema: xenofobia. Se não assistiu, dica a dica!

    • vitorcaldi / Nov 3 2010 1:10 pm

      Eu vi o Caché! Achei bem legal tbm…eu preciso rever, na verdade!

  2. Nadia / Nov 3 2010 10:16 pm

    E tem algum filme do Haneke que n’ao se precisa rever? rs…

Trackbacks

  1. Filmes de 2010 « Blog do Caldi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: