Skip to content
November 9, 2010 / vitorcaldi

Reds

 Logo quando aparecem os créditos finais de Reds, senti ao mesmo tempo um sentimento de inveja e admiração.

A história do jornalista americano John Reed é de se admirar, mesmo para os que não concordam com seus ideais políticos. A inveja é causada ao vermos a oportunidade e, mais que isso, a coragem que Reed teve ao participar de um dos eventos mais importantes da história.

Autor de “10 dias que Abalaram o Mundo”, Reed vivenciou diretamente a Revolução Russa e, mais do que isso, participou ativamente no centro do partido bolchevique. Em seu célebre livro ele relata as passagens e os principais eventos da revolução de outubro e, escrevendo em uma narrativa jornalística (mas óbviamente apaixonada), nos dá uma ampla percepção do clima que precedia a tomada do poder por Lênin e seus colegas de partido.

O filme de Warren Beatty, contudo, é mais focado na biografia do autor. A história é voltada principalmente para o relacionamento de Reed (Warren Beatty) e Louise Bryant (Diane Keaton) e como o jornalista tinha dificuldades em separar e conduzir mutuamente a sua vida pessoal e a sua luta política. Dois libertários para época, o casal participava do Partido Comunista dos EUA e, sendo perseguidos dentro do próprio país, Red acha refúgio na Rússia, onde tenta reconhecimento do Comintern para seu próprio partido na América. Para quem tem interesse em saber mais sobre a Revolução Bolchevique, o livro “10 dias que abalaram o mundo” é um prato cheio. Já o filme, nem tanto, mas é ótimo para quem se interessar pela biografia do jornalista e talvez para quem busque inspiração para começar a ser mais ativo politicamente.

Recentemente foi lançado no Brasil o livro “México Insurgente”, relatando os meses que Reed viveu durante a revolução mexicana. Esse eu ainda não li e aceito de presente! =D

Ficha técnica:

Reds – 1981

Diretor: Warren Beatty

País: EUA

Nota IMDB: 7.4

Advertisements

3 Comments

Leave a Comment
  1. Dani Viegas / Nov 9 2010 10:27 am

    parabéns por ter assistido ao filme! =)

    • vitorcaldi / Nov 9 2010 10:31 am

      3 horas e meia numa segunda-feira não é fácil mesmo! hehe

  2. arnobiorocha / Nov 22 2010 3:40 pm

    Filme é sensacional, livro mais ainda. Ótimo post

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: