Skip to content
December 7, 2010 / vitorcaldi

Porra!

Eu falo palavrão. Aliás, eu falo palavrões. Todos eles. Acho muito importante numa língua, desde que seja bem falado. O uso desnecessário de palavrão é feio e vulgar, mas um palavrão bem falado é melhor do que dezenas e dezenas de palavras para descrever uma situação. Veja por exemplo, como esse rapaz utiliza um sonoro FILHO DA PUTA! (aos 40 segs) . Muito bem empregado.

O palavrão mais presente na minha fala do dia-a-dia é o “porra”, e é desse em particular que eu gostaria de falar. O “porra” já deixou de ser, ao meu ver, um palavrão. Deveria ser ensinado nas escolas e vir nos livros de gramática, pois o bom uso do porra é essencial para a língua portuguesa. Eu acho difícil que em qualquer outro idioma exista um palavrão tão bom, que tenha uma função tão ampla quanto o nosso porra. Talvez o “fuck” do inglês chegue perto, mas o porra e suas locuções superam. Por exemplo, se dissermos:

“you’re too fucking ugly”, podemos traduzir por “você é feio que só uma porra”. Por mais que a maioria das pessoas usariam a tradução “você é feio PRA CARALHO”, eu realmente acho que o “que só uma porra” soa melhor e não tão agressivo como o “pra caralho”.

Veja algumas situações em que o porra pode ser usado:

Dúvida: Que porra é essa?! –> Você está realmente surpreso. Você viu sua mulher na cama com 3 anões do circo Vladivostok enquanto o domador de leões pulava em volta da cama chicoteando os anões e gritando “irra!”. Não tem como você falar “Mas o que é isso?” ou “Que droga é essa?” ou pior “Mas que diabos é isso?”. Não. Um “Que porra é essa?!” é a única frase possível. Claro que você pode usar um combo de palavrões, falando: “Caralho, mas que porra é essa?!”.

Negação: Porra nenhuma! –> Eu me estressar por causa de trabalho? Porra nenhuma! / Esse time do Palmeiras não tá jogando porra nenhuma! / Esse cara não faz porra nenhuma e é meu chefe!

Desculpas: Pooooorra…. –> Se alguém começa a frase com um prolongado porra, é pq ela realmente não está afim de te fazer um favor ou ir com você em algum lugar, ou sejá lá o que for. “Pooooorra, velho…eu até queria ir na sua festa e tals, mas tenho que preparar meus jogos pra mega-sena da virada. Nem vai dá”.

Irritação: Porra, fulano! –> Porra, Ronaldo! Vc não percebeu que era um traveco? Você achou que aquele trabuco na calça “dela” fosse o que, porra?!

Adjetivo: Você é um porra –> “Você é um porra” significa algo ruim. Por outro lado, e sem muita explicação gramatical, “você não é porra nenhuma” também é ruim.

Enfim, as aplicações dessa maravilhosa palavra da língua portuguesa são inúmeras. Poderíamos ficar o dia todo pensando em frases para aplicar essa porra.

Mas e aí, qual é seu palavrão favorito?

8 Comments

Leave a Comment
  1. Zoio / Dec 7 2010 8:54 am

    Legal,essa porra ficou da hora!!

  2. Sílvia / Dec 7 2010 10:52 am

    Mas que catso, Vítor! Agora vou ficar com medo da cara do merdinha que matou a mãe, porra!!!

    • vitorcaldi / Dec 8 2010 8:15 am

      O cara MATOU A MÃE e mesmo assim é engraçado. Acho que sou mto fdp de rir disso.

  3. Dani / Dec 7 2010 12:45 pm

    gosto mto de cacete também, nada melhor que chegar na padaria e falar ‘me vê um cacetinho, por favor.’

  4. Rrrrrrrrrrrrrrrrrrafa / Dec 7 2010 3:45 pm

    Porrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrra, esse artigo está de fuderrrrrrrr , porrrrrrrrrra !!!
    meu menino !!!

  5. Laís / Dec 7 2010 8:48 pm

    Apesar de sapatão, eu gosto mesmo do caralho. Acho que é a máxima expressão do ser humano que fala português nativo. Porra é tão comum que virou vírgula.

    • vitorcaldi / Dec 8 2010 8:19 am

      Também não vejo o porra como palavrão mais.

  6. Dani / Dec 8 2010 4:51 pm

    eu tbm gosto de ‘o caralho dessa porra’

Leave a Reply

