Skip to content
December 13, 2010 / vitorcaldi

O exagero do politicamente correto – censura do livro de Monteiro Lobato

Um dos assuntos que esteve em pauta nos últimos meses foi a possível censura do livro Caçadas de Pedrinho, de monteiro Lobato. Para postar sobre o assunto, pedi para a Daniela Viegas escrever, já que ela já leu muito mais que eu e conhece muito mais literatura brasileira (e estrangeira também) que eu. Depois vou postar um texto que escrevi faz tempo sobre o o exagero do politicamente correto que vivemos hoje. Enjoy! (e comentem!)

=====================================================

I don't do art for a living, neither for perso...

Eu não consigo entender onde foi que a gente perdeu a mão e começou a viver nesse mundo politicamente correto ao extremo. Quando eu era criança, apesar de não gostar, haviam desenhos hoje considerados violentos, mas que formou uma geração e, nem por isso, viramos todos assassinos em série.

Receio que as crianças de hoje crescerão em um mundo bastante diferente e, não necessariamente, melhor. Backyardigans não forma caráter de ninguém, nem impede que amanhã bata uma revolta e seu filho mande a escola católica dele para os ares. Crianças precisam de distração e, para isso, inventaram um monte de desenhos e jogos coloridos que tratam esse público como idiotas em potencial.

E o que dizer da literatura? Tá, ninguém lê e quando lê é só porcaria. Muito difícil classificar o que é porcaria ou não e também aqui não vem ao caso.

O fato é que existem alguns títulos que as escolas públicas recebem e estes são parte do novo plano de ensino. Um dos critérios para um livro ser parte do acerto é “ausência de preconceitos, estereótipos ou doutrinações”. Sendo assim, o livro Caçadas de Pedrinho, do Monteiro Lobato, entrou nesta categoria e agora ele deve vir com notas explicativas ao leitor dizendo que preconceitos e estereótipos são feios e errados.

Sem entrar no assunto do enredo do livro ou de preconceitos ou qualquer coisa assim, mas acredito que notas explicativas sobre uma obra já induz o leitor a ler aquilo com outros olhos. Como se você estivesse ensinando alguém a ler alguma coisa. Isso, no meu ponto de vista, não é certo. Subestimar a capacidade de discernimento das pessoas é partir do princípio que ninguém é capaz. E não é dada a oportunidade de tentar ser.

Um dos grandes ‘baratos’ de quando você lê um livro que outra pessoa leu é discutir os diferentes pontos de vista sobre uma mesma obra e querer controlar isso é tirar uma das coisas legais que a literatura nos dá.

Além disso, a nota explicativa ‘tira’ o trabalho do professor em explicar para os alunos os temas de determinada obra. Se no Caçadas de Pedrinho Lobato fala sobre animais selvagens e estereotipa certas raças, cabe ao professor explicar para os alunos o porquê daquilo e se aquilo é certo ou não.

Lembrando que também não cabe entrar no mérito de preparação dos professores (até porque sete reais por hora não é salário digno para ninguém), mas tirar uma das obrigações do professor, novamente, é uma solução bastante simplista.

Abaixo há dois links: um de uma matéria do G1 com a notícia e uma pequena explicação; no outro, um texto da professora Marisa Lajolo que acredito ser bastante incisivo sobre a questão do Lobato. Bom para refletir e tirar as conclusões sobre o caso.  

http://tinyurl.com/3xpujpl

http://tinyurl.com/2ulub9k

By: Daniela Viegas

Advertisements

3 Comments

Leave a Comment
  1. Dani / Dec 13 2010 3:59 pm

    solinda

  2. vitorcaldi / Dec 13 2010 4:08 pm

    Para balancear a discussão, fica esse texto do Inácio Araújo:

    http://inacio-a.blogosfera.uol.com.br/2010/11/08/104/

  3. Pedro Centurione / Dec 13 2010 4:15 pm

    Isso me lembra uma cartilha.. e cartilhas são obras de governos de esquerda que alienam as pessoas… ou de governos antigos como Getulião e etc. hahah brincadeira .. falei isso só pra provocar!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: