Skip to content
January 12, 2011 / vitorcaldi

O fechamento do Belas Artes

Há uma semana saiu a notícia sobre o fechamento do Belas Artes, tradicional cinema de São Paulo na esquina da Rua Consolação com a Avenida Paulista. Quando o cinema perdeu o patrocínio do HSBC (e eu, como cliente, perdi a meia-entrada) isso já era meio que previsto. Caso o cinema realmente feche é, sem dúvida, uma grande perda para a cidade.

Não nos restaram muitas opções de cinema além dos cinemões de shopping, onde podemos escolher entre ver um filme do Will Smith, um filme da Angelina Jolie ou (agora tem essa) um filme com o filho do Will Smith! Claro que também é legal ir ao cinema só para ver um blockbuster, comer pipoca e ir ao McDonalds, mas cinema é muito mais que isso e é em cinemas como o Belas Artes, o Espaço Unibanco, o Reserva Cultura, etc, que podemos ver um filme que foge do padrão para o grande público.            

Não só o filme é diferente, mas o ambiente é diferente. Quando você vai à um cinema de rua, você saiu da sua casa, pegou metrô, ônibus, seu carro, ou sei lá o que, para ir ao cinema! Você não aproveitou para dar uma passada na Renner e comprar aquela cueca que tava precisando. Ver outro cinema de rua, e um dos grandes, fechar, é lamentável. Perdemos o Gemini há pouco tempo e agora podemos perder esse que é meu cinema favorito. Torço realmente para que não aconteça.

Hoje, com a facilidade de acesso à filmes pela internet (o que posso dizer? Esse fim de semana assisti três filmes que ainda não estrearam por aqui…mas com certeza vou conferir Cisne Negro e Bravura Indômita na telona!), os cinemas tendem a perder público. Óbvio. E precisam se adaptar à isso.   

Contudo, sempre existirá um público fiel dos cinemas e, esses cinemas que são voltados para esse público, precisam saber trabalhar isso. Hoje saiu outra notícia que nos dá algum fio de esperança. Na Folha, o arquiteto Nabil Bonduki informou suas intenções de um projeto para o cinema ser considerado como patrimônio público. Vamos esperar e torcer para que o cinema não seja derrubado e seja substituído por uma loja de departamento.               

Assisti algumas dezenas de filme no HSBC e, posso apontar dois momentos inesquecíveis. Assistir O Sétimo Selo (Ingmar Bergman) e A Estrada da Vida (Frederico Fellini) na telona, com projeção de filme, com direito à parar o filme no meio para trocar o rolo, não tem preço. Isso não dá pra baixar na internet.

Advertisements

7 Comments

Leave a Comment
  1. Michelly Caldi / Jan 12 2011 8:21 am

    Como diz o Pedro: Que peninha

    • vitorcaldi / Jan 12 2011 8:25 am

      É uma pena mesmo. Seu filho vai crescer com cada vez menos opções de cultura, ficando restrito ao que é mostrado na grande mídia.

  2. Pedro Centurione / Jan 12 2011 8:34 am

    assisti o rebobine por favor la.. o filme é uma homenagem ao cinema. Na cena final eles projetam o filme que eles fizeram pra toda a comunidade.. antes de demolirem o predio (olha só.. a historia se repete)..pô até chorei. Belas Artes vai deixar saudade.

    ps: otimo texto

    abraz

  3. Dani / Jan 12 2011 9:33 am

    não um grande exemplo, mas toda vez q matava aula na escola eu ia no belas artes assistir um filme e aquilo, pra mim, era a coisa mais legal do mundo.

  4. Laís / Jan 12 2011 5:50 pm

    Assisti muita coisa boa no Belas Artes, muita coisa ruim e muita coisa bizarra. Estive lá essa semana e estarei lá na sexta-feira para o último Noitão, acho que todo mundo que curtia o evento e curte o local deveria ir nesse último Noitão.
    O Belas Artes é o melhor, mais antigo e mais bem conservado cinema de rua da cidade e, creio eu, já deveria ter sido tombado como patrimônio histórico.Será uma perda lastimável para a cidade.

  5. CHILI / Jan 19 2011 6:28 am

    um cinema velho e que dá prejuízo vai fechar, e dai ?.
    ai fika um punhando de gente tentando fazer pressão (pela internet) pro cinema não fechar e tentando fazer com que o Estado assuma o custo do cinema.
    ou seja
    pedir que o Governo pague o Aluguel significa pedir para que TODA a população pague pra ter um cinema que POUCOS kerem ir.
    e depois os CAPITALISTAS é que são egoistas.

Trackbacks

  1. Tweets that mention O fechamento do Belas Artes « Blog do Caldi -- Topsy.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: