Skip to content
February 17, 2011 / vitorcaldi

Você tem celulá?

            Ok, depois de uns dias de hiato, voltemos com esse blog. O assunto do dia é: celulares, planos, operadoras. Isso é pra deixar um mameluco da vila Maria bem confuso. Mas vamos ver.

            Fui cliente da TIM por 7 anos, até que decidi entrar nessa brincadeira chamada “interwebs no celular”. O meu celular antigo, cujo diferencial era o toque polifônico, óbviamente não estava apto para tal tecnologia e, por esse motivo, pedi um novo aparelho à TIM e a adesão do plano. Para minha surpresa (nem tanta) eles não davam o aparelho, coisa que sempre fizeram. Eu já sabia disso na verdade, pois minha namorada teve o seu celular roubado e, pedindo um novo pra TIM, teve o pedido negado e teve que mudar pra Claro. Putinho com a TIM e com a Claro abrindo as portas, fui pra lá.

            Cheguei na Claro, fui bem atendido (na loja, claro) e o moço me ofereceu um celular bem muderno por um preço bacana, desde que eu aderisse à um plano tal por 1 ano. Aceitei, pois era bem parecido com o que eu tinha na TIM, mas com a “vantagem” de ter a internet. A vantagem da internet era um pacote de 100MB. Pensei: Como vou usar somente para twitter, facebook, ver um e-mail aqui e outro alí, não será um problema. Qual foi então minha surpresa quando quatro dias depois de aderir ao plano recebi uma informação de que eu já havia usado 100% do meu pacote de dados! Oh, crap! Comecei a procurar alternativas à Claro, pois ainda era tempo. Eu devolveria o aparelho (oh =/ ) e faria um plano em outra operadora qualquer e compraria um aparelho novo. A TIM insistia na teimosia de não dar aparelho, e a VIVO até tinha uns planos bacanas, mas 0,01% das pessoas que eu conheço usam Vivo. O que eu economizasse na internet, gastaria a mais no telefone. Após matutar, vi que o jeito era aumentar meu pacote de dados da Claro de 100MB para 1GB, fazendo com que minha conta ficasse o dobro do que eu pagava na TIM. Como minha namorada disse, se quiser a internet no celular, tem que pagar por ela. Ok, fazer o que, em 4 dias já viciei nesse troço.  No fim das contas, se somar o ano todo, fica mais em conta eu aumentar meus dados com a Claro e manter o aparelho (fora as vantagens que ganho para trocar por outros aparelhos, entradas de cinema, etc).

            To escrevendo isso tudo para choramingar sobre como é duro querer ter tais tecnologias morando no terceiro mundo. Primeiramente, em um país mais desenvolvido, em qualquer lugar é possível se conectar por Wi-Fi. O 3G deve ser até pouco usado por lá. Aqui, é dureza achar um sinal Wi-Fi…e quando se acha, é bloqueado. Restaurantes, bares, etc, protegem o sinal Wi-fi como se você estivesse pedindo pra dormir com a mulher do dono. Pedir pra usar o Wi-FI em um lugar é tão embaraçoso quanto pedir pra usar o banheiro do lugar. Assim como um lugar que espera atriar clientes, o banheiro deveria estar lá, disponível, o Wi-fi deveria ser igual. Pouco a pouco vamos mudando essa mentalidade. Não precisamos ir longe para ver que essa resistência ao Wi-FI é besteira já que na Argentina, 90% dos lugares que fui tinham o sinal aberto. Era uma alegria. Até mesmo restaurantes pequenos, de bairro.

            Após ficar chocado com a velocidade com que meu plano evaporou, perguntei para uma amiga que mora nos EUA (e a primeira usuária de Android que eu conheci) como era o plano dela e se consumia tão rápido. Óbvio que eu nem pensei que a resposta seria que o plano era ilimitado. Duh, que tonto que eu fui. E olha que lá eu imagino que ela não precise pagar uma nota preta pra poder brincar de facebook em qualquer lugar.

3 Comments

Leave a Comment
  1. Zoio / Feb 17 2011 2:21 pm

    amigo, faça como eu, pré-pago na cabeça!!! não tenho nenhum tipo de problema,(exceto ter que colocar creditos), porém não tenho net no celular!!
    Agora se o negocio é ficar ligado na net, tem que pagar o preço!!

    • vitorcaldi / Feb 17 2011 2:24 pm

      Isso, e depois fica pedindo o celular dos outros falando que precisa ligar pra um cliente. Fdp.

  2. Laís / Feb 17 2011 9:47 pm

    Baixou o app que eu te falei? O meu plano de dados é de 100mb e depois que eu baixei o callmeter, consegui controlar melhor o uso dos dados. Se seu plano é sob medida, twitter/facebook são liberados na versão mobile ou touch. Mas eu descobri que o for Android também aparece no descritivo da conta como “redes sociais”. E nos planos sob medida a utilização de redes sociais é gratuita.
    E o android é bacana, acho melhor que o iOS. E olha que eu sou bem macfag

Leave a Reply

