Skip to content
December 20, 2011 / vitorcaldi

Lição no futebol brasileiro? Só no brasileiro?

No último domingo o Santos foi massacrado em campo pelo Barcelona. Apesar de “massacre” ser a palavra mais repetida sobre o que aconteceu em Yokohama, é sem dúvida a melhor definição para o que rolou no jogo.  Após um primeiro tempo em que o time catalão deu um show, não deixando o time brasileiro chegar perto da bola, o jogo foi fechado com chave de ouro com um golaço do melhor jogador do mundo.

Nada além do que já se esperava. Claro, torcedores do Santos estavam acreditando que sim, era possível. Simpatizantes do time, mesmo sendo o rival do seu time (como eu) também achavam que de repente o Santos poderia surpreender. Afinal, essa é a graça do futebol, não é? Um time mais fraco sempre tem a chance de vencer o mais forte no futebol, diferente do que acontece no vôlei ou no basquete, onde o time mais forte vence em 99% dos casos.

Após as esperanças dos Santistas serem desmontadas  por Messi, Xavi, Iniesta e companhia, não demorou até que a patética imprensa esportiva brasileira e, principalmente, alguns blogueiros começassem a ver o que aconteceu em campo como uma “””””lição no futebol BRASILEIRO”””””.

Alguns exemplos são esse tal de Flávio Gomes, que até antes do jogo eu nunca tinha ouvido falar e, claro, o sempre cretino Juca Kfouri.

Esses jornalistas confundem, como diria meu pai, cu com bunda. Pegaram o massacre sofrido pelo Santos como demonstração de que tudo no futebol brasileiro está errado.

Parece que o Santos foi a única vítima do Barcelona. Esqueceram o que aconteceu com o Manchester United, em Londres, na final da Liga dos Campões desse ano. O placar foi 3 x 1 pro Barça. O jogo foi parecido com o do Santos. Posse de bola absurda dos espanhóis e um massacre. Também se falou em lição, mas ninguém falou que foi uma lição no futebol inglês.

Esqueceram do que aconteceu com o Real Madrid uma semana antes da final do mundial. Os merengues tomaram uma senhora sova dentro de casa. E fora o 5 x 0 do ano passado. E fora todas outras surras que o Real Madrid vem tomando do Barcelona ao longo dos anos.

Esqueceram que qualquer adversário que cruzou o Barcelona nos últimos 300 jogos tiveram que assistir o time de Pep Guardiola possuir a bola a maior parte do tempo. É simplesmente um dos melhores time das história. Talvez o melhor time da história. Sem dúvida o melhor que eu vi jogar.

Esses jornalistas, blogueiros, etc, simplesmente esqueceram que o Santos foi o campeão da América. É pouca coisa? No caso do Sr. Joca Kfouri, dá pra entender o desprezo dele pelo time do Santos. Puro recalque por torcer pra um time que tem menos tradição que o São Caetano quando se fala de Libertadores.

Neymar é sim um craque. Não é (ainda) um Messi, mas tem chances pra ser sim. O Santos é sim um grande time, diferente do que disse esse retardado desse Flavio Gomes, que deve entender de futebol o tanto quanto eu entendo de automobilismo (que é sobre o blog dele. Buddy, stick to it.): “O presidente do Santos faz aquela pirotecnia toda para não vender o Neymar e o resto do time é uma merda. Marketing.”

Esse time do dirigido pelo Muricy só deve ser exaltado. Mas, é claro, não estavam aptos para bater de frente com o Barcelona. Ninguém está.

Tivesse o Santos jogado contra qualquer outro grande time do  mundo, Manchester Utd, Milan, Real Madrid, etc, e o jogo seria pau-a-pau. Pode ser que iria perder, mas não como foi contra o Barcelona. Como eu disse, contra qualquer time do mundo. O Barcelona é de outro planeta.

 

PS: Outra parte relevante do blog desse senhor é essa: “Jogar o jogo, jogar bonito. “Joga bonito”, aliás, me parece ser algo que a Nike escreve nas camisas da seleção brasileira. Que não joga bonito faz 30 anos. Puro marketing. É isso o que está acontecendo com o esporte no Brasil: está virando puro marketing, produto para vender cota de TV.”

Claro, nos últimos 30 anos não teve nada além da seleção de 82, dois títulos mundiais, 3 finais, craques como Romário, Rivaldo, Ronaldo….sério, meu amigo, vai se tratar.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: